EDUCAÇÃO INFANTIL:
O CER Eugênio Trovatti tem como pressuposto que a educação infantil trata-se da fase de maior importância para o desenvolvimento da criança como educando (a). É nessa fase em que a criança assimila alguns dos principais conceitos e práticas que a constituirão como aluno (a) e cidadão/cidadã, acompanhando-a, muitas vezes, por toda a vida. Nesse sentido, o CER Eugênio Trovatti tem como perspectiva não só o cuidar, ou seja, atender as necessidade básicas de cuidado e bem estar da criança, assumindo o compromisso de zelar por seu bem estar global enquanto seus pais/responsáveis executam seus afazeres diários. Nosso objetivo é também o de educar, isto é, através de atividades que desenvolvam a coordenação motora, o pensamento, as linguagens (alfabética e matemática), valores relacionados aos deveres e direitos humanos, valores realcionados à sustentabilidade e ao respeito à vida, questões relacionadas ao bem estar físico e psíquico e a alegria, pretendemos preparar, desde os primeiros passos, essa criança para a vida.
A Unidade Escolar conta, atualmente, com o atendimento de crianças nas classes de berçário I, II, 3ª, 4ª e 5ª Etapa, divisão que se dá tendo como eixos fundamentais as características e necessidades das crianças nestas faixas etárias. As necessidades são crescentes e se diferenciam e se aperfeiçoam com o desenvolvimento da criança. Os eixos fundamentais se constituem como objetivos principais a serem desenvolvidos com as diferentes turmas durante o ano letivo.
Dentro dessa perspectiva, trabalhamos com a interação entre as faixas etárias, realizando também atividades conjuntas que promovem a socilização de experiências e sabereres entre os educandos.
Assim, através de cantigas, rodas de conversa, teatros e contações de história, brincadeiras, cuidados com o jardim e a horta, atividades com diferentes materiais didáticos e recursos tecnológicos, passeios pedagógicos, enfim, atividades que possam educá-las do ponto de vista da educação para a vida em sociedade e também educá-las na perspectiva de que comecem a assimilar, de maneira muitas vezes lúdica, o conhecimento acumulado humano.
Berçário:
Para as crianças do berçário devem ser consideradas atividades relacionadas ao cuidar e ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico inicial da criança, a partir dos seguintes eixos:
- linguagem oral;
- movimento (motor/desenvolvimento global);
- conhecimento de si e dos outros (percepção sensorial);
- autonomia;
- socialização;
- brincar, sobretudo através da mediação da educadora;
- adaptação.
Para o berçário são considerados como atividades diárias/rotina:
- atividades de vida diária (cuidados pessoais/higiene, uso dos banheiros, alimentação);
- brincar
- movimento (motor/desenvolvimento global);
- música
Classe Intermediária
Para as crianças da classe intermediária devem ser considerados os seguintes eixos:
- linguagem oral;
- movimento (motor/desenvolvimento global);
- conhecimento de si;
- autonomia;
- socialização;
- brincar;
- adaptação.
Atividades diárias: são atividades que devem fazer parte da rotina diária da pré-escola e, portanto, planejadas para todos os dias. Essas atividades são consideradas fundamentais na educação infantil e contribuem para o desenvolvimento das crianças. Para a classe intermediária são considerados como atividades diárias/rotina:
- músicas;
- roda de conversa;
- histórias;
- atividades de vida diária (cuidados pessoais/higiene, uso dos banheiros, alimentação);
Áreas curriculares: apresentam-se como “âmbitos de experiências” e não como “área de conhecimento”, no sentido de que se referem mais as experiências e atividades que as crianças realizarão do que às informações e conhecimentos que o adulto deve transmitir-lhes. A organização por áreas tem como finalidade principal ajudar o professor a sistematizar e planejar seu trabalho. Organizam-se em três áreas, pois as unidades de significação para as crianças são: ela mesma, o seu ambiente e as diferentes linguagens.
I - Descoberta de si mesmo (identidade e autonomia pessoal): Refere-se ao conhecimento de si mesmo e à construção da própria identidade em interação com o ambiente e com os outros:
-conhecimento de si mesmo;
- esquema corporal (conhecimento do próprio corpo);
- expressões fisionômicas (possibilidade de trabalhar histórias atreladas aos sentimentos);
- hábitos de cuidados diários consigo mesmo;
- reconhecimento de seus próprios sentimentos.
II - Descoberta do meio natural e social: Compreende elementos, espaços, condições, situações e relações que constituem o contexto da criança e incidem em seu desenvolvimento. Contexto social e natural:
- adaptação à escola;
- adaptação aos diferentes ambientes (como se comportar nos diferentes ambientes);
- conhecimento da escola, dos espaços escolares e seus pertences;
- conhecimento da família e nomeação;
- conhecimento e nomeação dos amigos;
- reconhecimento do outro e de seus sentimentos;
- socialização;
- conhecendo os materiais.
III - Diferentes linguagens: Abarca as diferentes linguagens que relacionam a criança com o seu ambiente.
Linguagem oral e escrita: representação de idéias e histórias; identificação de símbolos para representar (objetos pessoais e locais); ampliação do vocabulário/linguagem oral; memória.
Matemática: cores; identificação e nomeação; noção espacial (dentro/fora e em cima/ embaixo); noção de quantidade (muito/pouco e contagem); formas geométricas (círculo/quadrado/conhecimento e identificação das formas no ambiente); noção de capacidades(leve/pesado e cheio/vazio); noção de grandeza (maior/menor); noção de tamanho (grande/pequeno); noção de posição; noção de textura.
Ciências: hábitos de higiene e saúde; doenças e vacinação(na campanha de vacinação); esquema corporal; conhecimento do próprio corpo; órgãos dos sentidos; diferentes texturas; parte do corpo; preservação do meio ambiente e prevenção de acidentes.
Movimento/brincar: brincadeiras com o corpo (movimentos amplos/movimentos elaborados); faz-de-conta; expressão/corporal/dramatização; imitação/rítmo.
Arte: desenhos, dramatização; música; modelagem; recorte (aprender a recortar); colagem (aprender a colar); pintura (aprender a pintar); teatro/faz-de-conta; sons; dobraduras (simples).
3º Etapa:
Para as crianças da 3ª etapa devem ser considerados os seguintes eixos:
- linguagem oral;
- movimento (amplo e elaborado);
- autonomia;
- socialização (regras de convivência);
- brincar.
Atividades diárias/rotinas: são atividades que devem fazer parte da rotina da pré-escola, e, portanto, planejadas para todos os dias. Essas atividades são consideradas fundamentais na educação infantil e contribuem para o desenvolvimento das crianças. Para a 3ª etapa são considerados como atividades diárias/rotina:
- músicas;
- roda de conversa;
- histórias;
- chamada diária/contagem das crianças;
- atividades da vida diária (cuidados pessoais/higiene, uso dos banheiros, alimentação e escovação de dentes).
Áreas curriculares: apresentam-se como “âmbitos de experiências” e não como “área de conhecimento”, no sentido de que se referem mais às experiências e atividades que as crianças realizarão do que às informações e conhecimentos que o adulto deve transmitir-lhes. A organização por áreas tem como finalidade principal ajudar o professor a sistematizar e planejar seu trabalho. Organizam-se em três áreas, pois as unidades de significação para as crianças são: ela mesma, o seu ambiente e as diferentes linguagens.
I - Descoberta de si mesmo (identidade e autonomia pessoal): Refere-se ao conhecimento de si mesmo e à construção da própria identidade em interação com o ambiente e com os outros:
- (re)conhecimento de si mesmo e identidade;
- (re)conhecimento do outro;
- etapas de crescimento;
- valores: respeito, solidariedade e cooperação;
- sentimentos.
II - Descoberta do meio natural e social: Compreende elementos, espaços, condições, situações e relações que constituem o contexto da criança e incidem em seu desenvolvimento. Contexto social e natural:
- reconhecimento da escola e de seus diferentes espaços;
- reconhecimento e utilização dos diferentes materiais: giz de lousa, giz de cera, tinta massinha e canetão;
- diferentes estruturas familiares;
- reconhecimento do convívio familiar/meu grupo e nomear parentescos (pesquisas/faz-de-conta).
III - Diferentes linguagens: Abarca as diferentes linguagens que relacionam a criança com o seu ambiente:
Linguagem oral e escrita: linguagem oral (ampliação do repertório vocabular); conhecimento de diferentes modalidades de linguagem; criação e reconto de histórias; linguagem escrita.
Matemática: cores (focar as cores primárias, identificar e nomear); texturas (áspero, liso, macio, identificar no ambiente); formas geométricas (círculo/quadrado, triângulo, identificação no ambiente); igual/diferente, grande/pequeno; quantidade (muito/pouco, com representação material); noção espacial (para cima/para baixo); noção de capacidade (cheio/vazio, leve/pesado); noção posição (dentro/fora, em cima/embaixo, primeiro e último); noção de sequência/contagem; situação problema.
Ciências:
- Ciências naturais: meio ambiente (preservação, queimadas); dia/noite; elementos naturais (ar, água, solo, terra, fogo); seres vivos (animais, plantas); fenômenos naturais; etapas de crescimento dos seres vivos; esquema corporal (nomeação); órgãos dos sentidos; alimentação.
- Ciências sociais: famílias e suas diferentes estruturas; diferentes profissões; zona rural e zona urbana.
Movimento/brincar: Movimento amplo: jogos; brincadeiras de faz-de-conta; brincadeiras tradicionais; brincadeiras com regras; controle corporal (equilíbrio/destreza); rítmo.
Movimentos elaborados: rasgar; amassar; fazer bolinhas (atrelado ao lúdico); pintura; colagem; modelagem; jogos de encaixe; jogos de construção.
Arte: desenhos, conhecer diferentes materiais e técnicas (tinta, giz de cera, canetão, massinha, guache); apreciação de diferentes obras de artes; recorte (aprender a recortar); colagem (aprender a colar); pintura (aprender a pintar); dobradura (simples); dramatização.
4ª Etapa:
Para as crianças da 4ª etapa devem ser considerados os seguintes eixos:
- linguagem oral (aprimoramento);
- contato com a linguagem escrita;
- movimento (amplo e fino);
- brincar;
- história;
- desenho;
- esquema corporal;
Atividades diárias/rotinas: são atividades que devem fazer parte da rotina da pré-escola, e, portanto, planejadas para todos os dias. Essas atividades são consideradas fundamentais na educação infantil e contribuem para o desenvolvimento das crianças. Para a 4ª etapa são considerados como atividades diárias/rotina:
- músicas;
- desenho;
- leitura diária;
- explorar contagem;
- explorar calendário (dias da semana, meses do ano, dia do mês);
- socialização e convivência;
- atividades de vida diária (cuidados pessoais/higiene, uso dos banheiros, alimentação e escovação de dentes).
Áreas curricualares: apresentam-se como “âmbitos de experiências” e não como “área de conhecimento”, no sentido de que se referem mais às experiências e atividades que as crianças realizarão do que às informações e conhecimentos que o adulto deve transmitir-lhes. A organização por áreas tem como finalidade principal ajudar o professor a sistematizar e planejar seu trabalho.Organizam-se em três áreas, pois as unidades de significação para as crianças são: ela mesma, o seu ambiente e as diferentes linguagens.
I - Descoberta de si mesmo (identidade e autonomia pessoal): Refere-se ao conhecimento de si mesmo e à construção da própria identidade em interação com o ambiente e com os outros:
- reconhecimento de si, de suas necessidades e sentimentos (rotina e situações provocadas pelo professor);
- cuidados e noções de higiene (uso adequado do banheiro, autonomia, cuidados pessoais);
- sexualidade corpo/gênero;
- conhecimento de si em relação ao outro.
II - Descoberta do meio natural e social: Compreende elementos, espaços, condições, situações e relações que constituem o contexto da criança e incidem em seu desenvolvimento. Contexto social e natural:
- direitos e deveres (regras e limites), trabalhar na rotina (socialização, convivência);
- respeito e preservação; conscientização do meio ambiente em que vive (escolar e familiar);
- reconhecimento do outro e de sua família;
- reconhecimento dos materiais e sua utilização (cola, tesoura, tinta, papéis).
III - Diferentes linguagens: Abarca as diferentes linguagens que relacionam a criança com o seu ambiente:
Linguagem oral e escrita: linguagem oral: consciência fonológica; linguagem escrita: reconhecimento e escrita do próprio nome; linguagem não verbal: imagem, corpo e sentido; conhecimento de várias modalidades de linguagem; percepção sonora, rimas; leitura, reconhecimento e identificação das letras do alfabeto; literatura infantil.
Matemática: formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo); classificação; noção de grandeza; noção de capacidade; noção de tempo; noção de posição; lateralidade; noção de quantidade (com representação material e iniciação da relação com os numerais), comparação, muito/pouco, um/nenhum/algum; cores (primárias e secundárias, identificação e nomeação); seqüência; jogos matemáticos (memória, quebra-cabeça e blocos lógicos; situações problemas).
Ciências:
- Corpo humano: esquema corporal; sexualidade e gênero; cuidados, noções de higiene e saúde (uso adequado do banheiro, autonomia, cuidados pessoais);
- Seres vivos: animais e plantas; meio ambiente;
- Ciências sociais: zona rural e zona urbana.
Movimento/brincar: Movimento amplo: esquema corporal; equilíbrio e habilidade; jogos e brincadeiras tradicionais; brincadeiras de faz-de-conta.
Movimento elaborado: agilidade e destreza.
Arte: dramatização; mímica; pinturas (a dedo e uso de pincéis); colagem; recortes (a dedo e com tesoura); desenho; modelagem com massinha; expressão corporal; dança e música; cores; formas geométricas e diferentes texturas; dobraduras.
5ª Etapa:
Para as crianças da 5ª etapa devem ser considerados os seguintes eixos:
- desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
- noções matemáticas;
- movimento (amplo e fino);
- brincar;
- atenção/concentração/memória;
- socialização, convivência e cooperação;
- discriminações (diferentes percepções: auditivas, visual, espacial).
Atividades diárias/rotinas: são atividades que devem fazer parte da rotina da pré-escola, e, portanto, planejadas para todos os dias. Essas atividades são consideradas fundamentais na educação infantil e contribuem para o desenvolvimento das crianças. Para a 5ª etapa são considerados como atividades diárias/rotina:
- músicas;
- chamada diária;
- desenho;
- leitura de diferentes gêneros;
- roda de conversa;
- explorar contagem;
- explorar calendário (dias da semana, meses do ano, dia do mês);
- socialização e convivência;
- atividades de vida diária (cuidados pessoais/higiene, uso dos banheiros, alimentação e escovação de dentes).
Áreas curricualares: apresentam-se como “âmbitos de experiências” e não como “área de conhecimento”, no sentido de que se referem mais às experiências e atividades que as crianças realizarão do que às informações e conhecimentos que o adulto deve transmitir-lhes. A organização por áreas tem como finalidade principal ajudar o professor a sistematizar e planejar seu trabalho. Organizam-se em três áreas, pois as unidades de significação para as crianças são: ela mesma, o seu ambiente e as diferentes linguagens.
I - Descoberta de si mesmo (identidade e autonomia pessoal): Refere-se ao conhecimento de si mesmo e à construção da própria identidade em interação com o ambiente e com os outros;
- construção e ampliação da autonomia;
- construção e valorização da identidade;
- conhecimento e valorização da identidade;
- conhecimento e valorização de si próprio (sentimentos, emoções, auto-estima, preferências, medos e ansiedades);
- fases da vida;
- cuidados com o próprio corpo.
II - Descoberta do meio natural e social: Compreende elementos, espaços, condições, situações e relações que constituem o contexto da criança e incidem em seu desenvolvimento. Contexto social e natural:
- relações interpessoais (família, escola, bairro e cidade);
- reconhecimento da família (papéis e funções sociais);
- regras de convivência (valores e atitudes);
- conservação do ambiente (materiais e equipamentos);
- localização no espaço e no tempo;
- casa e escola.
III - Diferentes linguagens: Abarca as diferentes linguagens que relacionam a criança com o seu ambiente:
Linguagem oral e escrita: alfabeto; nomes; discriminação visual e auditiva; desenho como representação gráfica de idéias; produção de texto coletivo; contato com diferentes tipos de produção literária; linguagem não verbal: diferentes expressões; escrita espontânea; desenhos como representação gráfica; mímicas.
Matemática: formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo e losango); identificação dos números; posição/lateralidade; situação problema; cores; conjunto; classificação/seriação/sequência; noções de operações lógico-matemáticas.
Ciências: ecologia (meio ambiente, preservação); estações do ano/clima/temperatura; planetas; fenômenos naturais; corpo humano; seres vivos (animais e plantas); diversidade; a cidade.
Movimento/brincar: conhecimento e exploração dos limites e possibilidades do próprio corpo; expressão corporal; habilidades físicas (equilíbrio, força, agilidade, e destreza); brincadeiras livres e faz-de-conta; jogos dirigidos (regras); jogos e brincadeiras tradicionais; jogos e brincadeiras cooperativas; jogos pedagógicos.
Arte: recorte e colagem; desenho e pintura; música; dança; ilustrações; dobradura; confecção (mural , convite, maquete, cartaz, painel); releitura de obras de arte.
Faz-se aqui uma crítica explícita ao uso excessivo ou exclusivo do livro didático ou do uso excessivo ou exclusivo de materiais fotocopiados; estes são alguns dos materiais de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem e devem, sim, serem usados quando necessário; mas eles não são os únicos materiais e meios existentes na Escola. Reforça-se, assim, a idéia de trabalharmos as três dimensões dos conteúdos sob a devida intervenção dos educadores.
ENSINO FUNDAMENTAL:
A
partir do ano de 2003 todas as escolas da rede municipal de ensino de
Araraquara que possuíam o ensino fundamental completo passaram a ser
organizadas por Ciclos de Formação, denominadas Escolas Interativas,
compreendendo três ciclos de formação de três anos cada um, atendendo
aos educandos de acordo com sua faixa etária:
Ciclo I - dos seis aos oitos anos;
Ciclo II - dos nove aos onze anos;
Ciclo III - dos doze aos quatorze anos.
Esse
projeto prevê a incorporação de turmas de seis anos de idade ao ensino
fundamental, conforme determina o Plano Nacional de Educação, nas quais
se inicia um processo sistemático de alfabetização.
O
objetivo da inserção dos seis anos no Ensino Fundamental é o de
garantir um maior número de anos de ensino obrigatório, assegurando a
todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar e maiores
oportunidades de aprender. Observando essas crianças, pode-se constatar
que desde muito cedo elas manifestam um grande interesse pela leitura e
pela escrita, ao tentar compreender seus significados e imitar os gestos
dos adultos escrevendo. Nesse processo, a escola deve considerar a
curiosidade, o desejo e o interesse das crianças, utilizando a leitura e
a escrita em situações significativas para elas.
A
Escola por Ciclos de Formação tem como caracterização as etapas de
desenvolvimento que vai da infância, pré-adolescência até a
adolescência, não perdendo de vista que em cada estágio de
desenvolvimento a criança interage de uma determinada forma com o meio
e, portanto, aprende de modo específico.
Os
ciclos de formação entram como uma lógica de organização da escola,
indicando elementos fundamentais e assumindo o compromisso de
possibilitar a todas as crianças o acesso ao conhecimento, representando
uma possibilidade para viabilizar o desenvolvimento cognitivo e social,
buscando novas abordagens.
A
educação se desdobra, então, no direito à inclusão e permanência numa
escola de qualidade que privilegia novas dimensões da formação humana.
Nesta
perspectiva, é preciso reconhecer e assegurar o educando como um
sujeito de direitos e deveres, um indivíduo singular e único,
estimulando o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
Pensar
em um indivíduo que não desenvolva somente a sua competência cognitiva,
mas também competências afetivas, éticas, estéticas, sociais, etc...
O
Projeto Político Pedagógico, pois, como expressão clara e objetiva dos
valores assumidos coletivamente, deve contemplar prioridades
estabelecidas pela equipe escolar, a partir, como foi acima mencionado,
da situação real de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos e
também a partir da definição clara e objetiva dos resultados desejados
pelos educadores deste coletivo.
Os
educadores da EMEF do Campo Eugênio Trovatti, em relação aos educandos,
destacaram dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos e
dificuldades de raciocínio lógico-matemático nos processos de ensino e
de aprendizagem e de avaliações das aprendizagens.
Foram
manifestações dos educadores de todas as áreas do conhecimento, em
relação a todos os Ciclos de Formação, frases como: “a maior dificuldade
é de interpretação de texto”, “precisam adquirir hábitos de leitura”,
falta a “compreensão de textos orais e escritos”, “não estabelecem
relações de sentido”, precisam melhorar a “capacidade de abstração”,
“precisam construir textos com seqüências lógicas e inferir informações
implícitas nos textos lidos”, “há falta de raciocínio lógico”.
Mesmo
com todas as situações de dificuldades levantadas por este coletivo,
alguns educadores indicaram avanços relacionados aos educandos, tais
como avanços no “reconhecimento e valorização da linguagem como
instrumento variado na comunicação cotidiana”, potencialidades na
“aquisição da leitura e escrita” e na “organização espacial”, assim como
na “participação durante as explicações”.
Esses
avanços se devem, no geral, conforme a exposição dos próprios
educadores, a atividades planejadas e dirigidas e a intervenções de
educadores responsáveis por certos componentes curriculares. Sendo
assim, como orientação pedagógica e como meta educacional da Escola,
apontamos para a necessidade de serem trabalhadas efetivamente (por
todos os educadores, em todos os Ciclos de Formação e em todos os
componentes curriculares) cinco competências fundamentais:
- dominar linguagens;
- compreender fenômenos;
- enfrentar situações-problema;
- construir argumentação; e
- elaborar propostas.
O
trabalho visando essas competências nas expectativas de aprendizagens,
valorizando o senso crítico e as estruturas do pensar, valorizará a
educação como direito e compromisso de todos, como um ato responsável e
colaborativo, isto é, este trabalho colaborará com a consolidação dos
próprios princípios da escola.
A
EMEF do Campo Eugênio Trovatti, por meio de seus educadores, tem o
papel de criar condições para que todos os educandos possam ampliar os
conhecimentos, desenvolvendo habilidades necessárias para a compreensão
da realidade e para a participação em relações sociais, políticas e
culturais diversificadas e cada vez mais amplas. É nessa perspectiva que
o Projeto Político Pedagógico deve ser valorizado.
Nesse
sentido, há ainda a orientação pedagógica para que todos os educadores,
em todos os componentes curriculares, deem o devido tratamento
didático-pedagógico às três dimensões dos conteúdos escolares elencadas
pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela proposta do Sistema Sesi
de Ensino: conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos
atitudinais, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências.
Sabemos
que a EMEF do Campo Eugênio Trovatti precisa respeitar o pluralismo
metodológico, desenvolvendo um trabalho responsável e de maneira
flexível. Mas sabemos também que esta Escola precisa desenvolver um
padrão metodológico que mobilize interesses, ative a participação,
desafie o pensamento, instale o entusiasmo e a confiança, possibilite
acertos, valorize os avanços e melhore a auto-estima de todos.
Por
parte dos educadores, haverá sempre a necessidade de uma reflexão maior
—incluindo conceitos, procedimentos e atitudes — sobre conteúdos a
serem selecionados, de modo a ampliar a concepção de conteúdo para além
de fatos e conceitos, passando a incluir outros procedimentos, valores,
normas e atitudes; reafirmando, assim, a responsabilidade da Escola com a
formação ampla do educando.
Recomenda-se
que as práticas pedagógicas em sala de aula sejam realizadas através da
combinação de atividades comuns e diversificadas, de forma que
possibilite aos educandos, além do momento individual, o trabalho em
duplas, em pequenos e grandes grupos, em ambientes cada vez mais
adequados e com materiais diversificados para as aprendizagens,
responsabilidade que compete aos educadores e aos gestores.
Para
tanto, será realizado periodicamente o planejamento da atividade
docente e o monitoramento da prática pedagógica pelo professor
coordenador.
Faz-se aqui uma crítica explícita ao uso excessivo ou exclusivo do livro didático ou do uso excessivo ou exclusivo de materiais fotocopiados; estes são alguns dos materiais de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem e devem, sim, serem usados quando necessário; mas eles não são os únicos materiais e meios existentes na Escola. Reforça-se, assim, a idéia de trabalharmos as três dimensões dos conteúdos sob a devida intervenção dos educadores.